quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Livros + Estudos + Loucura = Pré-vestibulando

Vida de pré-vestibulando realmente não é nada fácil.

Desde que virei uma, a única em que coisa que consigo pensar é VES-TI-BU-LAR!

E olhe que vestibular é a coisa mais simples que existe enquanto você não precisa passar em um. Porque é assim: Você estuda o ano inteiro, se dedica, só e somente, a ele e no fim do ano faz uma provinha, que aqui dura 4 dias. Espera um mês para o resultado e ai é só ficar careca ou sem uma sobrancelha. Parabéns. Você passou!

Você é chamado de FERA! A família faz festa, todos ficam felizes e pronto, fim da jornada!
Mas isso é só na teoria porque na prática meu bem, tudo é diferente!

Primeiro você escolhe o cursinho. Você vai no mais caro e o que dizem que mais aprova, gasta uma grana preta para depois alguém dizer pra você que nada disso importa, o que importa é a sua dedicação -.-'
Mesmo assim você continua no caro só para fazer com o outro o que fizeram com você no ano anterior, quando na sua sala alguém usou aquela camisa manipuladora de mentes, que tinha escrito "GAME OVER" bem nas costas só para você ficar olhando e querendo se matar ao mesmo tempo!
Ai você, só na esperança de no final do ano matar um quando usar a sua, faz questão de continuar.

Então está tudo certo, cursinho escolhido é hora de começar a pensar em estudar!

É ai que começam os planos, mas é lógico que no início tudo são flores e você acha que estudar para essa maldita prova é como passar de ano! Com isso você faz seu programa de estudo, no início segue tudo direitinho, mas só no começo! Deu um mês e você já nem lembra que a segunda era para estudar matemática e a sexta biologia.
Você faz planos de não sair de casa, de deletar o orkut, de nunca entrar no msn, de não ir a nenhuma festa blá blá blá! Mas você NÃO consegue!

Mas ainda assim você chega cedo em todas as aulas, nunca falta e nunca fica do lado de fora. Você não tem amiguinhos e tem aquela cara característica de nerd. Faz o primeiro, o segundo simulado e sua nota até que é boa. Estuda em casa todos os dias e faz de tudo para não sair.

Mas o que a gente esquece é que isso precisa ser feito até Novembro e então no terceiro mês você já cansou de tudo isso, falta vários dias, conversa com as más influências e não sabe nem para que servem esses simulados.

É, mas existem as exceções que mesmo com os altos e baixos conseguem se manter em uma boa posição mas não conseguem deixar de enfrentar os outros probleminhas que não dependem de nós!

Primeiro que você chega sem a menor vontade de assistir aquela aula de química horrível (desculpem os que gostam, mas eu odeio), e mesmo assim tem completa noção de que não pode nem piscar numa aula dessas que você já não entende nada, mas o seu vizinho não está nem ai pra isso e fica conversando a aula inteira, se ele for seu amigo ou conhecido tudo bem, você manda ele calar a boca e mesmo que ele diga "Tá incomodada? Se mude" como fazem comigo, você não tá nem ai contanto que ele cale a boca. Mas se ele é daqueles que você nunca vê, ai ferrou ou você cria coragem e manda na cara de pau mesmo, ou você escreve um bilhetinho que o professor vai ler uma hora depois ou você fica lá mesmo sendo incomodado! Ê vida cruel essa ein?

No cursinho você encontra de tudo, começando por amigos chatos que conversam a aula inteira e quando você fica séria chamam você de chata e insuportável (bem característico), tem sempre aquele que deixa o celular ligado na aula só pra quando alguém ligar tocar "A tarraxinha" e atrapalhar sua aula que já estava chata, tem os que conversam e mesmo longe você escuta, tem aqueles professores chatos que tentam ao máximo ser engraçados, mas sempre fracassam, tem os devagar que precisam sempre de uma aulinha extra no fim de semana para repor, tem os alunos que nunca conseguem ficar quietos e passam na sua fila umas 20 vezes POR AULA, fora os alunos que se acham intelectuais e fazem perguntas difíceis todas as aulas, os mauricinhos e patricinhas que acham que sala de aula é passarela, os rockeiros que entram ouvindo mp4 mas que a sala toda escuta, os que não falam com ninguém e os que falam com todo mundo e por ai vai...

Mas é claro que no cursinho também encontramos coisas mais legais. Temos os ótimos professores que sabem tanto que deixam você de boca aberta, os que conseguem ser engraçados e deixam seu dia menos estressante, os amigos que chatos ou não você consegue fazer, os bilhetinhos com perguntinhas básicas que hmmmm e vários outros bilhetinhos.

É, o que acaba mesmo com o pré-vestibulando é a pressão, é saber que tudo isso que você está ouvindo precisa entrar na sua cabecinha e não sair de lá nunca mais, ou pelo menos não até a prova passar. Por isso que você escreve todas as fórmulas, cola na parede na frente do computador, do espelho, do guarda-roupa, da maçaneta, de tudo! Só na esperança de não esquecer, mas olhe que isso até ajuda, pelo menos pra mim!

Ainda tem seus pais pagam o ano inteiro na esperança de você passar e ficam o ano inteiro fazendo planos para a festinha que vão fazer na sua aprovação! Seus amigos dizem que você vai passar fácil e que vestibular nem é tão difícil é só relaxar e pronto, NO STRESS! Cara, isso não existe, qualquer pessoa sensata que faz vestibular no mínimo fica doido, fora os que perdem a vida social, os que somem...

Ser um pré-vestibulando nunca foi fácil, mas hoje as coisas pioraram e muito. A concorrência cresceu, o nível subiu, é um completo mata-mata. Não existe uma raça pior que essa.
Para se ter idéia, outra coisa que acaba com um pré-vestibulando é quando você se mata o ano inteiro e seu amigo que estava nem ai no fim do ano passa e você NÃO! Pois é, somos egoístas.
E quando a gente quase passa, mas por uma única vaga não somos chamados? Ai não é egoísmo não, é ódio mesmo, a gente quer matar aquele que passou na nossa frente só pra entrar na vaga dele!
Marcamos "X" enormes na questão errada para os outros da sala verem. Somos maldosos também.
E fora aquelas ótimas táticas de professor né? Macumbinha para a prova do vizinho vir em Braile, com questões do ITA e a do 1 no dia do 3 (se acontecesse mesmo dava até pena). Bater no vizinho pra ele borrar o gabarito e por ai vai.

Pois é, somos ruins. Mas ninguém percebe e todo mundo ainda está feliz! Não é mesmo?

E mesmo com tudo isso conseguimos sobreviver. Até porque no meio do ano muita gente desiste, a sala fica vazia, você já conhece quase todo mundo e até já conseguiu entender como seus estudos funcionam a coisa só aperta novamente no final.
Ai é quando surge o maligno "último".
É quando vem, os últimos módulos, as últimas aulas, as últimas semanas, os últimos plantões, os últimos simulados... e ai você percebe que poderia ter se dedicado bem mais e que perdeu muito tempo, mas DON'T WORRY isso é normal, bem normal!

Então a geral endoida, estuda feito condenado, não saem, paga isolada, vai as aulas do fim de semana, faz de tudo para recuperar o tempo perdido e procura uma psicóloga para acalmar os ânimos (o que eu indico). Ainda tem os idiotas que ficam tentando escrever textos como esse, e que há 3 semanas não consegue terminar por falta de tempo. Mas isso é bom! Apesar de seus amigos te chamarem de doido, sua família sentir sua falta no almoço de domingo e você perder a praia do fim de semana, ainda assim, isso é bom!

Ai sai a concorrência, você se desespera, mas volta ao normal. Sai o local da prova, você fica indignado, mas também volta ao normal e então, tcharaaan: CHEGA O DIA DA PROVA! E apesar de você ter tido aula no dia anterior e estar morto você se sente feliz por ter chegado lá! Por ter conseguido chegar até o fim.

Se vamos passar ou não ai já não sei, mas que chegamos, chegamos!

Você volta para a casa no último dia depois de tomar todas e dançar muito no UFA e segue a vida sem mais aquele peso que você carregava e então é só ter paciência e esperar o resultado que nunca chega! Se passamos a gente volta ali no início do texto com a família feliz, se não...

Nem me pergunte por que para mim esse ano OU VAI OU VAI!

E como ainda faltam 11 dias eu preciso sair, tenho algumas coisinhas para estudar e uma aulinha de inglês para enfrentar agora... façam o mesmo! E boa sorte para nós guys :9

Nenhum comentário:

Postar um comentário